5 de abril de 2011

meio ambiente urgente

Terça-feira, Julho 26, 2005

Poluição Sonora

Muitas pessoas não tem consciência do mal que os ruidos diários da cidade fazem ao seu organismo. Os ouvidos são órgãos extremamente sensíveis ao barulho. A exposição acima de 45 decibéis torna o ser humano irritável e estressado, predispondo a diversas doenças, inclusive o câncer.
Nas principais ruas da cidade de São Paulo, os níveis de ruído atingem de 88 a 104 decibéis. Isso explica por que os motoristas profissionais são o principal alvo de surdez adquirida. Nas áreas residenciais, os níveis de ruído variam de 60 a 63 decibéis - acima dos 55 decibéis estabelecidos como limite pela Lei Municipal de Silêncio.
A poluição sonora não afeta apenas os humanos e tem grande impacto para os outros animais. Lembre-se destas informações e não aceite buzinadas inúteis.
Segunda-feira, Julho 18, 2005

Preservação no capitalismo

Branca Medina nos chamou a atenção para um fato corriqueiro que costuma passar despercebido. -Quanto vale a natureza? Quanto vale um serviço que o ecossistema oferece e realiza? Quanto vale, por exemplo, a produção de oxigênio e a consequente possibilidade de existir vida aeróbia na terra?
Com o Tratado de Kyoto, a humanidade uniu o capitalismo com preservação: Os donos de utilitários esportivos gastadores e superpoluentes já podem se livrar da culpa comprando créditos de carbono através de um fundo especializado.
Confira os detalhes no artigo de Eduardo Pegurier, do site O eco, clicando aqui!
Quarta-feira, Julho 13, 2005

O Monte Everest está derretendo

O aquecimento global está derretendo o Monte Everest, ameaçando o meio ambiente e os moradores da região. O alerta foi feito nesta segunda-feira pelo primeiro homem a escalar o maior pico do mundo, como parte de um pedido às Nações Unidas para que façam algo sobre o problema.
Sir Edmund Hillary, que chegou ao topo com o sherpa Tenzing Norgay em 1953, disse apoiar pedidos feitos por grupos de ambientalistas, como o do Amigos da Terra à Unesco para que inclua a montanha em sua lista de locais ameaçados.
"O aquecimento do ambiente dos Himalaias aumentou notavelmente nos últimos 60 anos", afirmou Hillary em um comunicado divulgado no momento em que o Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco se reúne em Durban, na África do Sul. Ele acrescenta que "Isso causou várias e graves enchentes dos lagos glaciais e muitos danos ao meio ambiente e aos moradores locais". "Drenar esses lagos antes que eles se tornem perigosos é a única maneira de evitar desastres."
Assim como o Parque Nacional do Everest, no Nepal, os ambientalistas dizem que as geleiras do Parque Nacional do Huascaran, nos Andes peruanos, estão derretendo rapidamente, enquanto a barreira de Coral de Belize está ameaçada devido ao aumento de temperatura do mar, que está matando os corais.
Mais um local remoto ameaçado pela ignorância humana, o que vamos fazer?
Segunda-feira, Julho 11, 2005

De quem é a culpa?

São Paulo é uma das cidades brasileiras que mais sofre com a enorme quantidade de lixo e esgoto despejados de forma irregular em locais inadequados.
Ao visitar a comunidade deste blog no orkut, me deparei com uma denúncia grave. Trata-se de um vídeo que mostra a Lagoa de Carapicuiba (ou o que sobrou dela).
Visite o link, clicando aqui e confira o aterro criminoso que supostamente o governo de São Paulo e o Prefeito de Carapicuíba estão realizando.
Segunda-feira, Julho 04, 2005

Aproveitamento da água da chuva

Confira trechos do Estudo da viabilidade do aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em edificações, de Simone May.
Atualmente o aproveitamento de água da chuva é praticado em países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, entre outros. No Brasil, o sistema é utilizado em algumas cidades do Nordeste como fonte de suprimento de água. A viabilidade do uso de água da chuva é caracterizada pela diminuição na demanda de água fornecida pelas companhias de saneamento, tendo como conseqüência a diminuição dos custos com água potável e a redução do risco de enchentes em caso de chuvas fortes.
No processo de coleta de água da chuva, são utilizadas áreas impermeáveis, normalmente o telhado. A primeira água que cai no telhado, lavando-o, apresenta um grau de contaminação bastante elevado e, por isso, é aconselhável o desprezo desta primeira água. A água armazenada deverá ser utilizada somente para consumo não potável, como em bacias sanitárias, em torneiras de jardim, para lavagem de veículos e para lavagem de roupas.
Porquê não valorizar a sagrada água que literalmente "cai do céu" e escorre para o esgoto das cidades?
Sexta-feira, Julho 01, 2005

Aquecimento global, um triste amanhã

Vocês tem idéia do que significa a elevação em 1ºC na temperatura global? O suficiente para modificar a aparência da Terra vista do espaço, uma vez que derrete geleiras e acelera o processo de desertificação entre outras alterações.
As temperaturas do planeta no futuro podem ser muito mais altas do que os cientistas previam originalmente se os novos modelos feitos por computador estiverem corretos, afirmaram anteontem pesquisadores. O Painel Intergovernamental sobre a Alteração Climática (IPCC) prevê um aumento nas temperaturas globais de 1,5 a 4,5 graus Celsius até o fim do século. Segundo os novos cálculos, no pior cenário, o aumento pode chegar a até 6ºC.
O esforço mundial para evitar um caos climático tem se mostrado insuficiente e os jornais não tem dado o destaque que estas notícias alarmantes merecem. A herança para nossos filhos e netos pode ser comparada ao pai que para "enriquecer" tira o filho da escola para trabalhar e ajudar na renda da família.
O pai talvez se ache malandro mas é incapaz de ver que o filho ajudaria muito mais estudando e garantindo o futuro da família. Pensando no capital imediato, como temos feito, prejudicaremos o nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário